Criadores do Napster apostam no Airtime: novo serviço de chat de vídeo

on

Airtime ScreenshotO Napster, para quem não se lembra, foi o primeiro serviço a ganhar escala global apostando na tecnologia peer-to-peer, e talvez tenha sido o primeiro a começar a explorar a ideia de compartilhar conteúdos na internet. Soterrado por uma avalanche de ações judiciais promovidas pela indústria da música, o Napster fechou e viu seu modelo de negócio se dissolver a partir dos mp3 piratas que se espalhavam e circulavam livremente em sua rede.

A dupla que o criou, agora, mostra ao mundo sua mais nova aposta: o Airtime, que também traz em seu DNA a fagulha de interatividade peer-to-peer que germinou o Napster.

A diferença deste serviço de chat em vídeo para os demais presentes no mercado é o modo como os usuários podem interagir. Você pode bater papo no mundo virtual a partir de sua rede de amigos no Facebook, por exemplo, ou mesmo de modo completamente casual, no estilo do Chatroulette – serviço que fez algum sucesso cerca de 2 anos atrás, mas acabou caindo no esquecimento.

Em entrevista ao New York Times, Sean Parker diz que o Airtime é uma tentativa de ir além do Chatroulette, e ganha espaço num mercado onde já se encontram, entre outros, Skype e Google+ Hangouts. O Airtime traz algumas novidades nesse campo. Entre elas, um sistema de reconhecimento facial, e um mecanismo que cria um ranking para os usuários, baseado no uso da ferramenta.

Sean Parker ficou conhecido, também, por ser o primeiro presidente do Facebook (na fase de decolagem inicial da rede social). Hoje, no entanto, ele acredita que as redes sociais tornaram a web um lugar menos interessante: “existe um hiato: o Facebook reduziu nosso mundo a 500 pessoas, e elas são todas pessoas que você já conhece, o que é um pouco chato”.

1 comentário Adicione o seu

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s