Eis que surge a So.cl – rede social da Microsoft

socl

E neste mundo virtual cada vez mais social e interativo, é quase uma vergonha não participar de alguma rede. A impressão que tenho é que, a cada semana, surgem 5 novas opções. E eu, como viciada em comunicação e em tecnologia, não poderia ficar de fora. Corri logo para me inscrever na So.Cl (pronuncia-se “social”), a nova rede social da Microsoft.

Pra quem não sabe, a So.cl foi criada com o propósito de tornar a experiência de pesquisa um pouco mais social, contribuindo, sobretudo, com estudantes. A possibilidade de interação em tempo real facilita, por exemplo, o desenvolvimento de trabalhos acadêmicos.

Seguem minhas primeiras impressões:

So.cl - o nascimento
So.cl – o nascimento

Layout: No início, sinceramente, achei um tanto confuso. Entenda: “início”, neste caso, refere-se há 2 horas atrás. O sistema de notificação faz lembrar o do Google+ (veja o lado direito superior). Além disso, a rede é toda em inglês, com opção de se traduzir o resultado das buscas (particularmente, sempre acabo preferindo a leitura no inglês original, já que as traduções costumam ser bastante toscas na maioria das vezes).

Ao fazer minha inscrição, comecei a ler tudo o que me aparecia sobre o assunto. Ao final das contas, em meia-hora já me senti mais familiarizada com tudo. O layout começa a parecer intuitivo, e o botão “Share on So.cl” (que você pode add ao Bookmarks Bar) facilita bastante a integração de conteúdo de outros sites que você queira compartilhar por aqui, assim como o Pinterest.

Na aba “Explore” você encontra sugestões de tópicos a serem seguidos.

O “Feed” é dividido em sessões, em que se pode ver tudo o que é pesquisado por todos os usuários da rede, os que seguimos, interações e os nossos próprios posts.

Na parte superior (onde é possível ver uma lupa laranja), você pode fazer pesquisas na web ou, escolhendo o ícone ao lado da lupa, compartilhar seu status, como no Facebook. O legal, aqui, é que dá para taguear tanto seus posts como seu status, buscas e os de outras pessoas também.
Tanto buscas como posts podem ser públicos ou privados. E também é possível interagir com emoticons, comentar e compartilhar informações suas e dos outros usuários. Também podemos inserir links, imagens e vídeos nos posts.

As publicações públicas podem ser “Curtidas” ou receber um “Riff”, classificadas com uma tag (palavra-chave), compartilhadas e comentadas por qualquer usuário da rede. “Riff” é uma espécie de resposta a um post específico, assim como acontece em Fóruns ou comunidades do Orkut, por exemplo. O post antigo é mencionado numa nova publicação, que pode conter fotos, texto etc., tudo baseado em buscas.

Por padrão, o sistema de busca usado é o Bing, mas podemos alterar para o Google, graças a Deus (apenas questão de gosto pessoal).

Faça tags nas próprias pesquisas ou dos outros e acompanhe tudo o que é publicado com aquela etiqueta na rede. Faça isso através da aba “Interests”.

Outro ponto interessante é que não acrescentamos amigos na rede. Apenas seguimos e somos seguidos, como no Twitter.

Os usuários podem trocar mensagens privadas e criar playlists de vídeos (sessão VÍDEO PARTIES, no canto direito).

Eu me cadastrei pela conta do Facebook e a inscrição foi imediata (diferentemente do Pinterest, por exemplo, em que se solicita um convite para participar da rede). A vinculação com contas preexistentes, como a do Facebook ou Windows Live já mostra que a proposta da rede NÃO é de concorrência com as atuais grandes redes sociais. Isso, certamente, contará positivamente para sua sobrevivência. Não sei se cairá no gosto geral do público. Isso, só o tempo dirá. Particularmente, estou gostando bastante.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s