Otimizando os tweets de sua empresa

Há alguns meses, lembro-me que, durante o processo de reformulação do Plano de Negócios da minha empresa, refizemos uma pesquisa de mercado bastante detalhada, e obtivemos bons índices de respostas (bem acima da média do que se costuma receber de feedback). Entretanto, uma das perguntas referia-se ao horário preferido de acesso ao Twitter, bem como dias da semana em que o microblog costumava ser mais acessado. Pronto. Só esta pergunta nos rendeu um processo de leitura, releitura e análise gráfica bastante trabalhoso. E, hoje, eu completaria: inútil. Saber de tudo isso, sim, é essencial. Mas este é o tipo de informação que precisa ser levantada de tempos em tempos, em constante atualização, pois o mundo virtual é muito dinâmico, e os hábitos “navegam” de acordo com diversas variáveis.

Para facilitar a vida de todos nós, o colunista Dave Larson, do site especializado Tweetsmaster, desenvolveu o sistema de análise do sucesso de um tweet chamado de RCEF:

– R: o número de retweets que seu conteúdo recebe dos seus seguidores;

– C: o número de cliques que o link anexado recebe;

– E: o número de seguidores que se engajam com a mensagem, interagindo com sua conta;

– F: o número de pessoas que favoritam seu tweet.

De pouco adianta saber tudo isso, se não descobrir os períodos em que seus seguidores estão mais ativos, certo? Para isso, foi criado o aplicativo  Tweriod, que utiliza um algoritmo para analisar os seus tweets e os dos seus seguidores, pois, mesmo que naquele período alguns de seus posts não tenham feito sucesso, não significa que seus seguidores não tenham sido mais participativos.

Depois de algum tempo analisando sua conta, a ferramenta lhe envia um relatório mostrando quais os horários seus tweets ganham mais exposição, dividido em dias da semana e fins de semana. O aplicativo também mostra em que períodos você tem o maior número de seguidores on-line, além daqueles em que você recebe mais interações.

É claro que a ferramenta, por si só, não garante mais engajamento dos seus seguidores. É necessário testar cada período e conferir os resultados, checando que tipo de conteúdo e mensagem conseguem mais ressonância. Com isso, você pode também adaptar sua linguagem e sua abordagem.

E você, empreendedor, tem alguma outra dica sobre quando e como twittar? Compartilhe aqui nos comentários!

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