Ipsis litteris – Programação da CPFL Cultura (Campinas e online)

on
Confira a programação da semana na CPFL Cultura

 

Invenção do Contemporâneo com Muniz Sodré
A ignorância da diversidade

TV Cultura

11/4, segunda, às 0h30

Uma reflexão sobre uma ignorância que ganhou relevo com a globalização, a ignorância da diversidade. Muniz Sodré mostra como um determinado pensamento abstrato e teórico sobre a diversidade acaba desviando a atenção sobre a fundamental importância da existência da diversidade. Para ele, somente na diversidade e nas relações que se criam a partir dela, é que podemos montar as redes de afeição e relacionamentos que precisamos para a nova realidade mundial. Muniz também faz um breve resumo da importância dos negros para a nossa cultura e para a criação da diversidade brasileira.

Campinas

14/4, quinta, às 17h30 e 20h e 17/4, domingo, às 19h

Manchester, 1976. O aluno de Cambridge Tony Wilson (Steve Coogan) está no show dos Sex Pistols. Totalmente inspirado por esse momento-chave da história da música, ele e seus amigos montam um selo chamado Factory. Eles assinam um contrato com o Joy Division (que viria a ser o New Order), com James e os Happy Mondays, todos artistas seminais de seu tempo. Isso desencadeia um turbilhão de sexo, música e drogas que culmina com o nascimento de um dos dance clubs mais famosos do mundo, o Hacienda, meca de clubbers e adeptos do psicodelismo. Descrevendo a herança musical de Manchester desde a década de 1970 até o início dos anos 90, o filme ilustra a vibração que fez de Manchester o lugar onde todos gostariam de estar.

 

 

Café Filosófico CPFL com Fernando Chuí e Hamer Palhares
Do botequim às raves – festas, drogas e outras redes sociais

Campinas e online

15/4, sexta, às 19h

Os diferentes rituais jovens. Os gêneros despolitizados. A experiência oceânica dos ritos litúrgicos aos lisérgicos. O ecletismo generalizado e as novas tribos. Partindo da observação de festas populares entre jovens hoje – do sertanejo às raves eletrônicas, dos bailes funks aos mega shows internacionais – o artista Fernando Chuí e o psiquiatra Hamer Palhares, curadores deste módulo, discutem a cultura das festas jovens como evidência de um corpo cada vez mais cultuado de maneira paradoxal – entre o culto ao corpo esculpido e os corpos virtuais de tribos desterritorializadas em redes sociais.Com transmissão ao vivo no site da cpflcultura.com.br

 

 

Campinas

16/4, sábado, às 20h

O naipe de metais expandiu seu lugar na música de forma significativa no decorrer da história da música. Conseguiu no século XX seu lugar definitivo na formação sinfônica e mais recentemente tem sido parte integrante de um repertório camerístico sofisticado.

 

Concertos cpfl – música contemporânea
Karlheinz Stockhausen

Rádio Cultura FM

17/4, domingo, às 20h

No programa de hoje, você se surpreenderá com uma Sonatina para violino e piano absolutamente convencional de Karlheinz Stockhausen, o papa da música eletrônica. O programa vai ao ar todos os domingospela Rádio Cultura FM, 103,3 em São Paulo (que também pode ser acessada via internet).

 

Café Filosófico CPFL com Flávio Gikovate
O Amor Que Se Vai

TV Cultura

17/4, domingo, às 22h

No mundo contemporâneo, os relacionamentos são menos definitivos e as separações ficaram tão cotidianas… Mas ainda sempre muito doloridas. Diante da perda de algo ou alguém importante, impossível não sentir que “meu mundo caiu”.

 

 

Mais informações pelo telefone (19) 3756-8000 ou em nosso site.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s