Foursquare para Empresas – Estratégias por Geoposicionamento

* Fonte de Pesquisa: Bruno de Souza

O Foursquare é uma rede social focada no uso de smartphones e, em menos de um ano, superou todas as expectativas em termos de número de usuários. Baseia-se na localização urbana e funciona da seguinte forma: cada vez que um usuário chega fisicamente a algum lugar, ele faz “check-in”, tendo a opção de comentar sobre sua condição e dar a sua opinião.

É semelhante ao que o Google Maps oferece para posicionar a sua empresa. Mas o Foursquare também permite obter recomendações de seus clientes. A rede social permite que os usuários ganhem pontos quando realizarem “check-in”, em um único local muitas vezes. E é aí que entra a nossa parte no jogo: Foursquare para empresas .

Levar nosso business para o Foursquare não custa nada e nos permite interagir com os clientes de forma fácil, além de incentivá-los a visitarem nosso negócio, oferecendo descontos para um determinado número de visitas ou apenas uma oferta especial na primeira vez em que nos prestigiarem.

Nos Estados Unidos, há muitas empresas que dão um tratamento especial para quem se tornar “Mayor” de um determinado local, ou seja, o mais fiel dos consumidores, com maior número de visitas e pontos acumulados. E isso está se tornando um serviço muito utilizado, especialmente nas grandes cidades. A Pepsi fez uma parceria com o Foursquare para uma Campanha Publicitária: cada vez que um usuário ganhasse um ponto em um negócio de uma cidade, a Pepsi doaria $0,4 cents a uma obra beneficente. Resultado: em uma semana foram U$ 10.000.000 dólares doados.

A Starbucks também fez uma ação na rede social: quem fosse prefeito de um Starbucks no Foursquare ganharia US$ 1,00 de desconto em frappuccinos, na forma de cupom virtual.

Este tipo de ação abre precedentes para que novas parcerias se efetivem, fazendo com que usuários do Foursquare passem a ganhar benefícios reais ao invés de apenas troféus virtuais. Um bom posicionamento da marca de forma gratuita pode ser uma boa oportunidade para conseguir clientes através de promoções, oferecendo aos consumidores um extra para visitarem e recomendarem nosso negócio.

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