Mundo virtual: relações humanas, demasiado humanas – Parte 1 – Marcelo Tas, Martha Gabriel, Ronaldo Lemos e Jorge Mautner

“Viver em rede não é nenhuma novidade. A gente vive em rede desde o princípio dos tempos.” – Marcelo Tas. Mas como fica a vida real num mundo cada vez mais virtual? Será a internet uma rede de computadores? Ou apenas uma nova forma de se formar uma rede de pessoas?

Dos papiros ao website: como esta mudança alterou nossa relação com as palavras e com o conhecimento? E o que – de fato – mudou de um suporte para o outro?

Biblioteca de Alexandria: primeiro Google? E os buscadores atuais, seriam versões contemporâneas dos antigos oráculos?

“Navegar é preciso. Viver não é preciso.” Como navegar sem naufragar? Navegar na web é, de fato, algo preciso? Como fica, neste cenário, o Paradoxo da Escolha? Ele presume liberdade, ou angústia? A atenção se transformou em mercadoria escassa. E esta ausência de tempo e de atenção estaria nos transformando em pessoas superficiais?

“Cada vez mais, estamos distribuídos fora do corpo humano.” – Martha Gabriel. Estamos nos tornando “Cíbridos“. Saímos de um mundo analógico para um mundo líquido, instantâneo.

Realidade x Constituição: pela Lei de Direitos Autorais brasileira, como fica a questão do retweet, por exemplo?

Será que sabemos processar tanta informação à nossa disposição? Se sim, por que as dúvidas fundamentais de toda existência continuam intactas: quem somos? de onde viemos? para onde vamos?

Como conviver com tanto ruído? Como aprimorar a troca de saberes e afiar a pontaria das nossas buscas na veloz e turbulenta revolução digital? Vídeo imperdível no link abaixo.

Mundo virtual: relações humanas, demasiado humanas – Parte 1 – Marcelo Tas, Martha Gabriel, Ronaldo Lemos e Jorge Mautner » cpfl cultura.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s