Liberdade hipnótica x confinamento

em

Estou abismada e entusiasmadíssima com o trabalho desta mulher: Sonia Guggisberg! Seu principal elemento de trabalho é a água, princípio da vida. Diante de seus movimentos naturais, constantes e quase hipnóticos, temos sempre o desejo de nos entregar livremente, como quem volta ao útero, como quem reaprende a respirar líquido. Entretanto, o trabalho da artista não se resume a nos “devolver” a liberdade perdida. É, acima de tudo, um constante debate entre esta liberdade quase idealizada X nosso confinamento cotidiano, ou “urbano”, como ela costuma dizer.

Em boa parte de suas obras, a artista trabalha com a questão da projeção e os efeitos causados por ela, simulando experiências muito próximas das reais. O espectador tem, então, a vontade irresistível de brincar com a obra, testando sua composição.

Mas vou deixar que as vídeo-instalações falem por si.

Correnteza

Nascente

Barco

Bolhas: Vila Maria Zélia

Nadador

Aquário

Até 8 de maio, sua obra “Buracos” integrará a coletiva Água na Oca, com curadoria de Marcelo Dantas, na Oca do Parque Ibirapuera (SP). “Na vídeo-instalação “Buracos” cenas são projetadas no piso em forma circular simulando buracos reais, mostram nadadoras submersas, sempre abaixo do nível da água.  Vinda do fundo ela se aproxima da superfície e sem encontrar a saída retorna ao fundo aparecendo em outro Buraco. Ela alterna posições como se estivesse procurando uma saída que não é encontrada. Confinada em uma situação sem saída a  instalação mostra este movimento se repetindo ininterruptamente de forma alternada e sem fim.” (site Nossa Dica)

Água na Oca – Parque Ibirapuera
De 26 de novembro de 2010 a 8 de maio de 2011
De terças a sextas: das 9h às 18h; Quintas: das 9h às 21h Sábados, domingos e feriados: das 10h às 20h. (Compra de ingressos até 1h antes do fechamento da mostra)
Exposição fechada: Segundas Dias 24, 25 e 31 de dezembro de 2010, e em 1º de janeiro de 2011 ingressos: Inteira: R$ 20,00 Meia: R$ 10,00
Entrada gratuita: Menores de 7 e maiores de 60 anos.

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s