Dicas de publicidade online

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Como vimos a publicidade online é uma das sete estratégias do marketing digital, e uma das ferramentas de publicidade online mais  difundidas, pela sua simplicidade de uso, são os links patrocinados do Google.

Os links patrocinados são anúncios pagos, inseridos ao lado das buscas do Google, que são exibidos quando o consumidor busca com determinadas palavras-chave. Assim, você pode anunciar para os consumidores que estão buscando por palavras ligadas ao seu produto. É importante porém que você saiba que esta publicidade não substitui o marketing de conteúdo e a necessidade do site de sua empresas estar bem posicionado nas buscas orgânicas (as buscas normais exibidas pelo Google sem remuneração). Menos de 10% das buscas resultam em um clique nos anúncios dos links patrocinados, os outros 90% das buscas vão diretamente para a busca natural.

Mas embora as campanhas de links patrocinados sejam muito úteis e fáceis de implementar, você deve ter os devidos cuidados para evitar o desperdício do seu orçamento de publicidade. No caso do marketing das pequenas empresas na Internet, você pode começar seguindo estas dicas, e implantando já cada uma das ações a seguir.

    Defina o objetivo da campanha.

    Não faça campanhas institucionais no Google Links Patrocinados. Cada campanha deve ter um objetivo específico ligado as suas necessidades de marketing.

     

    Crie um objetivo bem específico, ligado a uma campanha, promoção ou um lançamento.

    Defina o resultado que pretende obter e calcule quanto vale a pena investir na campanh a Google. Defina um orçamento mensal, antes de tudo. Não importa o valor, ele pode ser bem baixo. O importante é que ele seja fixo, para evitar que você gaste mais do que pode.

      Não queira vender tudo de uma vez. Concentre-se em um objetivo e nada mais.

      Crie as palavras chave básicas da campanha. Com as informações que você já tem do marketing de conteúdo defina uma lista de palavras chave ligadas a campanha para que você possa definir como irá atingir seu objetivo.

       

      Pense como o consumidor busca por seus produtos, e como atingí-lo com a sua promoção.

       

      Defina um grupo de anúncios conforme a necessidade.

       

      Pesquise na ferramenta de palavras-chave

      Cada palavra básica é um guia para que você possa elaborar uma lista de palavras chave para cada grupo de anúncio. A lista de cada grupo de anúncio é a informação que o Google precisa para s aber quando você quer exibir o anúncio. Assim se você tem uma palavra básica chamada “chocolate”, você pode ter uma lista de palavras chave como “chocolate ao leite”, “chocolate com passas”, “chocolate em calda”. Cada vez que o consumidor busca com um conjunto destas palavras seu anúncio será exibido.

        É melhor criar dez grupos de anúncios, com um anúncio e vinte palavras-chave em cada um, do que um grupo de anúncio cheio de anúncios e duzentas palavras-chave.

        Para criar a lista de palavras chave a partir das palavras básicas o Google dispõe de uma ferramenta chamada “Ferramenta de Palavras Chave” que apresenta ideias sobre quais palavras devem ser utilizadas e qual o volume de buscas em cada uma.

         

        Crie os anúncios da campanha

        Crie para cada grupo de anúncios um ou mais anúncios diretamente ligado ao conjunto de palavras chaves. Pense no objetivo de cada grupo de anúncios e sendo o mais específico possível. Os anúncios tem que chamar o consumidor para ação e oferecer algo concreto para que ele clique no anúncio.

         

        Crie sua campanha de links patrocinados

        Com os grupos de anúncios, lista de palavras chave e anúncios, você está pronto para criar sua campanha de links patrocinados.

         

        Crie sua campanha, defina o seu orçamento diário, e coloque a campanha no ar.

        Mas é fundamental que você monitore sua campanha sempre. Não deixe a campanha no ar sem monitorar os resultados semanalmente e fazer os ajustes necessários.

        Cláudio Torres é Palestrante, Consultor em marketing digital e mídias sociais, e autor do livro A Bíblia do Marketing Digital. Via Mídia Boom.

         

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