Faça parte desta história: Prêmio Mulher de Negócios

em

PRÊMIO MULHER DE NEGÓCIOS

O que é o Prêmio
Prêmio SEBRAE Mulher de Negócios, lançado em outubro de 2004 para valorizar e estimular o empreendedorismo feminino, tem a parceria da BPW – Brasil (Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil) e da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres – SPM. A partir de 2006, passou a ter o apoio da Fundação Nacional da Qualidade – FNQ, que trouxe sua experiência na gestão do Prêmio Nacional da Qualidade. A FNQ contribuiu para melhoria dos processos do prêmio, bem como na garantia da integridade e confiabilidade do julgamento, ainda que com a participação de um número cada vez maior de participantes.

Contexto
Os resultados da pesquisa GEM divulgados no início de 2004 indicaram um grande salto da presença das mulheres na população empreendedora do país: o percentual pulou de 29%, em 2000 para 46%, em 2003.

Em contrapartida, a proporção de mulheres empreendendo por necessidade é maior que a dos homens (39% homens e 42% as mulheres). Ou seja, as mulheres estão sendo obrigadas a empreender por falta de postos de trabalho mais do que os homens. Prova disso é que 36% dos novos empreendimentos criados no Brasil são iniciativas das mulheres.
Mesmo assim, segundo avaliação dos especialistas, o grau de apoio ao empreendedorismo feminino no Brasil aparece abaixo da média mundial.
Por outro lado, uma pesquisa realizada pelo Grupo Catho mostra que o número de mulheres em funções de comando nas organizações brasileiras cresceu em média 15% nos últimos dois anos. “O perfil dessas líderes femininas revela uma profissional cada vez mais capaz”, informa uma das coordenadoras da pesquisa, Lizete Araújo. Para chegarem ao topo do organograma da organização, segundo ela, as mulheres sabem que precisam investir o máximo em sua capacitação técnica – e é o que vem fazendo.

Como

A participação no prêmio é restrita a:

• Proprietárias de Micro e Pequenas Empresas Formais;
• Membros de Associações ou Cooperativas de Pequenos Negócios.

Para participar basta contar sua história como empreendedora no formulário de inscrição disponível nos pontos de atendimento do Sebrae em todo o País ou na Internet, no endereço:

www.mulherdenegocios.sebrae.com.br

Os relatos são catalogados pelo SEBRAE, a fim de que possam ser fonte de informação sobre o universo do empreendedorismo feminino. Além disto, são produzidos vídeos com os relatos das experiências das ganhadoras, utilizados para fins educacionais. Trata-se da estratégia de educar pelo exemplo, fazendo com que empreendedoras de todo Brasil se espelhem da experiência de outras pessoas que obtiveram sucesso em seus empreendimentos.

Fonte: Sebrae MG

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s