Passagens de Werther

em

Eu estava apenas de passagem, durante o intervalo de um curso no Senac Consolação, quando, de repente, eis que vejo na vitrine da livraria Martins Fontes, uma bíblia que, durante anos a fio, foi a minha bíblia particular: As Passagens, de Walter Benjamin, organizado, claro, por ninguém menos que um dos professores mais inesquecíveis que uma pessoa pode ter: Willi Bolle – um querido que quase me convence a estudar alemão, devido à minha imensa paixão pela literatura neste idioma.

Pois bem, As Passagens estavam caras para meu bolso atual (estamos falando do livro, certo?), e, ao perceber isso, pensei em sair da loja imediatamente, antes que fosse tentada a… pronto… meus olhos bateram em cheio em mais um livro do Gabriel García Márquez, minha outra paixão assumida: Os Doze Contos Peregrinos. Tudo bem, Beatriz, tranquilize-se, é apenas 1 livro. Quanto custa? É barato! Pode parcelar em até 5 vezes no cartão e, se levar mais algum exemplar, o segundo sai com 20% (sim, ela disse 20%) de desconto. Não, tudo bem, eu não vou levar mais nada. No caminho para o caixa: Os sofrimentos do jovem Werther. Compadeci-me. Goethe não havia escrito aquela obra-prima à toa, para ficar jogada sozinha em uma estante. Alguém precisava fazer algo. Vinte por cento de desconto você disse, correto?

Matei Werther em três dias. Valeu a pena e o cartão. Ele não merecia viver mesmo.

Se alguém já o leu, corrija-me se estiver errada: o amor é, mesmo, via de regra, algo extremamente egoísta, não?
Ok, que ele se mata está claro desde o início do livro, não é segredo para ninguém. Mas que preço paga por um amor mal-correspondido. E pior: fazendo sempre questão de mostrar e deixar claro à amada o quanto ele está disposto a sofrer por ela. Não seria isto, egoísmo?
Por favor, se existe luz no fim do túnel, alguma outra leitura sobre esta obra, comentem! Estou aberta à discussão. Quero, mesmo, ter outro paradigma de leitura. Quem sabe, tudo isso seja apenas uma forma exacerbada de… amor.

Deixe um comentário

