Apontamento

em

Perguntaram como é cair do céu. Não deu tempo de escrever, mas ele explica:

Álvaro de Campos

Apontamento

  
 

       A minha alma partiu-se como um vaso vazio. 
       Caiu pela escada excessivamente abaixo. 
       Caiu das mãos da criada descuidada. 
       Caiu, fez-se em mais pedaços do que havia loiça no vaso. 

       Asneira? Impossível? Sei lá! 
       Tenho mais sensações do que tinha quando me sentia eu. 
       Sou um espalhamento de cacos sobre um capacho por sacudir.

       Fiz barulho na queda como um vaso que se partia. 
       Os deuses que há debruçam-se do parapeito da escada. 
       E fitam os cacos que a criada deles fez de mim. 

       Não se zanguem com ela. 
       São tolerantes com ela. 
       O que era eu um vaso vazio? 

       Olham os cacos absurdamente conscientes, 
       Mas conscientes de si mesmos, não conscientes deles. 

       Olham e sorriem. 
       Sorriem tolerantes à criada involuntária. 

       Alastra a grande escadaria atapetada de estrelas. 
       Um caco brilha, virado do exterior lustroso, entre os astros. 
       A minha obra? A minha alma principal? A minha vida? 
       Um caco. 
       E os deuses olham-o especialmente, pois não sabem por que ficou ali.

2 comentários Adicione o seu

  1. VeraBasile disse:

    Sabe? As vezes é bom se despedaçar ou como no poema se estraçalhar mesmo em mil cacos. A gnt acaba "catando" somente aquilo q realmente importa e é verdadeiro e essencial para a nossa vida. Cada dia mais percebo q o céu existe dentro de nós.
    Bia! Estou sentindo falta das nossas "viagens" criativas..rs..vambora???!!!
    Bjoooooooooooooooooooooossssssssss

  2. adelaide amorim disse:

    Ele diz coisas que a gente gostaria de dizer e não consegue. Belo, belo. Beijos.

Deixe um comentário

