Vôou (ainda)

“A Roos e as Cidades

Quando, afastado, segundo a visão ordinária do tempo, desta aventura dúbia, empreender falar de Roos, estarei repetindo, em certa medida, os nossos diálogos insuficientes. Darei sem esforço os traços próprios de Roos que surgem em outras mulheres: o sorriso fácil e a tendência a assumir sem transição uma atitude pensativa. (Aflige-a alguma lembrança pesada e indesejável.) Poderei, entretanto, descrever as cidades que flutuam no seu corpo como refletidas em mil pequenos olhos transparentes? Como dizer que penetro nesses olhos _ olhos ou dimensões _ e constato que as cidades, aí, são ao mesmo tempo reflexos de cidades reais e também cidades reais? Inumeráveis, íntegras, eis as cidades de Roos, erigidas nos ombros, nos joelhos, no rosto. Conheço, invasor, as suas ruas, seus edifícios desertos, seus veículos vazios, suas árvores, pássaros, insetos, flores e animais (nenhum ser humano), e os rios sob pontes frágeis ou magnificentes. Haia, Roma, Estrasburgo, Reims, Granada, Hamburgo. Sim, falar de tudo isso será refazer em outra direção, com idêntico malogro, os meus limitados diálogos com Roos.”

– Osman Lins, in Avalovara

—————————

Só quem caminha com tantas dentro do corpo pode entender as explendorosas cidades que habitam em mim.

E se entregar a cada uma delas, dói. No entanto, não me restam alternativas: expulso das células-mater-de-tudo o que de pecado a (re)ligião ensina, e agrego, a cada gozo, os sabores, os passos, a infinitude dos seres que me habitam.

Sou? Serei? Seria?

Sereia, talvez.

Abri passagens aos olhos de Walter Benjamin, na língua de Chico Buarque, na massa cinzenta-fênix de Sartre. Comi Clarice e revivi muito mais. Agora aqui, disposta, largo tudo para deixar para trás um passado que já não cabe, mas que não nego. E os olhos, presentes, contemplam a loucura presente da ave Avalovara de Osman, me levando, me seguindo, me consumindo toda em cidades, em leões, em esPirais.

(Continua, sempre.
Nem sempre por aqui.)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s