Hoje aprendi:

salvador_dali-geopoliticus_child_watching_the_birth_of_the_new_man.jpg
A vida é assim
Em meio aos rastros da felicidade
Há indícios de passos imprecisos
Ecos de palavras estranhas
E trilhas recém cobertas
Por uma vegetação nova
É assim como o chão ao avesso,
O céu que pisamos
Com nosso ímpeto humano
Que atravessa séculos
Imaginando-se Mercúrio ou Plutão
Marte ou Vênus
Em meio ao que dizem de nós
Vamos ouvindo o que pensamos
Sobre isso ou aquilo
Acreditando no que dizem
Rezando pelo que apregoam
em timbres de alteridade
É assim que a vida passa
Como um viajante cheio de bugingangas
Quase todas com seus dias contados,
Apenas algumas servem
Para os mais apaixonados
Ou os que não temem seguir em frente.
É assim como este poema estranho
Que insiste em escorrer por entre meus dedos
Mas que não parece sair de mim,
Querendo apenas imitar um abrigo
Como a sombra de uma nuvem,
Pois este poema sabe que a vida é assim:
Cheia de contornos (afinal o planeta é redondo)
Cheia de ciclos eternos
(afinal, a trajetória de suas esferas é curva)
E o meu cão (Zeca), que nada sabe disso,
Olha para mim como se eu fosse o Universo
E qualquer lágrima fosse uma estrela
E qualquer assobio, um grito de guerra
E qualquer rio,
Apenas um chão escorregadio
Ah, meu cãozinho,
Tu que sabes mais do que eu
Diga-me: “Onde estou?
Onde há fogo que faça de meu ego
Um simples sol de alguns segundos?
Embora o mundo não pareça ser dos cães,
Avise, Zeca, às paredes de minha casa
Que elas precisam respirar a cor desta vida
Com mais fôlego, aconchego e calor…
Avise que é preciso cheirar primeiro
Para olhar depois
E, por último (aí, sim), sonhar
Como sonha um cão
Debaixo de uma cadeira
Pastoreando meus versos
Que só conduzem a si mesmos
Quando tu tiras um cochilo
E tua presença fica quieta como a lua
Vista sob o prisma de um coração que sonha
Com a vida do jeito que ela é…
Assim mesma!
(João de Abreu Borges)
Deixe um comentário

