RÉCITA COM ROBERTO PIVA, CLAUDIO WILLER & AFONSO HENRIQUES NETO

em

7 de outubro, Domingo, às 15 h.

Três dos maiores autores contemporâneos trazem sua Poesia-à-Beira-do-Abismo para a cidade.

 

 

Ponto de Cultura LABORATÓRIO DE POÉTICAS

Imaginário & Diversidade Cultural em Diadema

 

Centro de Memória  (Av. Alda, 255, Praça da Moça, Diadema) . São voltadas a escritores, pesquisadores, artistas & interessados em geral (maiores de idade). Não há necessidade de inscrição prévia. Programação sujeita a alterações.

 

Metro Jabaquara (15 minutos), Trolebus até Diadema, descer na parada Castelo Branco. O Centro de Memória fica ao lado da Casa da Música, próximo a Praça da Moça; é de fácil acesso.

-=—–

 

 

 

Ponto de Cultura LABORATÓRIO DE POÉTICAS

Imaginário & Diversidade Cultural em Diadema

 

Laboratório de Poéticas é o primeiro Ponto de Cultura (MinC, Prefeitura Municipal de Diadema, Secretaria de Cultura) a instalar antenas & criar raízes na cidade. Desde maio de 2007 reúne, todos os sábados, no porão do Centro de Memória, um conselho editorial formado por 15 escritores, pesquisadores & artistas com trajetória na vida cultural local, para discutir textos, imagens & idéias – suas & de outros criadores culturais.

 

A principal ação do Laboratório é a produção de uma revista voltada à diversidade cultural. Essa publicação, em versão impressa & versão digital (site), vem trazer à tona a multiculturalidade & o imaginário da cidade – do graffiti ao cordel, do candomblé à música eletrônica, do rock à filosofia, da política à poesia, do ecologismo às tradições mágico-religiosas.

 

A revista Laboratório de Poéticas (Antenas & Raízes) desenvolve ainda encontros com escritores, pensadores & griôs (portadores de tradições ancestrais). Está preparando também uma biblioteca especializada em questões de diversidade cultural.

 

Laboratório de Poéticas não é literatura. Ele atua na transversalidade, nos cruzamentos entre Palavra, Pensamento & Imaginário. Poesia & ficção, jornalismo & ensaio, ciência & filosofia, culturas tradicionais & culturas experimentais, culturas híbridas & contraculturas. Sua linha é independente & alternativa, marcada pela liberdade de pensamento & expressão. Laboratório de Poéticas = imaginário social + diversidade cultural. Sem Diferença não há Vida.

 

 

encontros programados para 2007

 

 

de 12 de setembro a 13 de novembro

ENCONTROS COM CLAUDIO WILLER

Todas as quartas, às 19h30, o poeta, tradutor & crítico Claudio Willer, referência da poética beat & surrealista no Brasil, orienta o ciclo inicial da oficina Poetas & Cidades. Este primeiro ciclo, um contato inicial com os poetas de Diadema, é voltado às relações entre vida & poesia. O segundo ciclo, programado para 2008, abordará as relações entre poesia & metrópole na modernidade.

 

 

de 15 de setembro a 15 de dezembro

ENCONTROS COM PESQUISADORES DA CIDADE: NÚCLEO LE HASARD

Sempre no terceiro sábado de cada mês, às 19 h. O Núcleo de Pesquisa Le Hasard realiza o Café por Acaso, com mediação de Jimmy Brandon Ávila, ex-pesquisador social do Instituto Fernand Braudel, & William Figueiredo, encenador de teatro & performance. O ciclo Pós-Modernidade abordará os tópicos:

         -15/9: origens da pós-modernidade;

         -20/10: o capitalismo tardio;

         -24/11: o relativismo & o pensamento teórico;

         -15/12: as vanguardas artísticas do pós-guerra.

 

 

22 de setembro, 20 de outubro, 1º de dezembro

ENCONTROS COM ROBERTO PIVA

Nestes três sábados, às 15 h, o mais transgressivo dos poetas brasileiros orienta seus Encontros Órficos, falando de poesia, erotismo, xamanismo & outras experiências viscerais.

 

 

(data a confirmar)

ENCONTRO COM O PONTÃO DE CULTURA DO KAOS

Durante a inauguração oficial da rede de pontos de Diadema, o Pontão do Kaos de Jorge Mautner vem à cidade falar de sua experiência com a multiculturalidade brasileira.

 

 

7 de outubro

RÉCITA COM ROBERTO PIVA, CLAUDIO WILLER & AFONSO HENRIQUES NETO

Domingo, às 15 h. Três dos maiores autores contemporâneos trazem sua Poesia-à-Beira-do-Abismo para a cidade.  

 

27 de outubro

ENCONTRO COM MARCELINO FREIRE

Sábado, das 10 às 17 h. O premiado ficcionista Marcelino Freire, considerado autor-revelação do momento, orienta a oficina de prosa Algumas Narrativas Breves & Outras Nem Tanto.

 

 

7 a 11 de novembro (Belo Horizonte, MG)

Lançamento da revista Laboratório de Poéticas (Antenas & Raízes) no Encontro Nacional de Pontos de Cultura (TEIA), em Belo Horizonte , MG, com récita de editores & colaboradores.

 

 

17 de novembro

ENCONTRO COM SERGIO VAZ & COOPERIFA

Sábado, às 15 h. Sergio Vaz fala da experiência da Cooperifa, récitas populares de poesia em bar da periferia da Grande São Paulo, & dá uma canja em Diadema.

 

 

5 de dezembro

ENCONTRO COM LUÍS ALBERTO DE ABREU

Quarta, às 19 h. O dramaturgo & pesquisador Luís Alberto de Abreu orienta a discussão Narrativa & Oralidade. Este encontro está vinculado à pesquisa sobre narrativa & oralidade realizada pelo Núcleo Le Hasard no Sítio Joaninha de Diadema, que estará em exposição no RECAD no mesmo período.

 

 

 

Centro de Memória  (Av. Alda, 255, Praça da Moça, Diadema) . São voltadas a escritores, pesquisadores, artistas & interessados em geral (maiores de idade). Não há necessidade de inscrição prévia. Programação sujeita a alterações.

Trolebus até Diadema, descer na parada Castelo Branco. O Centro de Memória fica ao lado da Casa da Música, próximo a Praça da Moça; é de fácil acesso.

Anúncios

3 comentários Adicione o seu

  1. disse:

    Boa noite.
    Quero participar do encontro com o Marcelino, você sabe me dizer se é necessário fazer inscrição? Qual o procedimento?
    Obrigada. Abraços

  2. disse:

    Oi, boa noite. Você sabe me informar se é necessário se inscrever antes para participar do evento com o Marcelino no dia 27?
    Abraços

  3. Oi Lê,

    Segundo as informações que recebi e repassei no blog, “Não há necessidade de inscrição prévia”…
    Porém, é sempre bom confirmar antes no local.
    A descrição de como chegar está lá no final do post, blz?

    Espero ter ajudado…
    Bjos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s